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Dicionário de Termos e Sinônimos dos Magos - Mago: A Ascensão

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 Dicionário de Termos e Sinônimos dos Magos - Mago: A Ascensão Empty Dicionário de Termos e Sinônimos dos Magos - Mago: A Ascensão

Mensagem por Clisthert Dom Jan 10, 2016 3:22 pm

Acólito: Um servidor não-Desperto de um mago.

Adormecido: Uma pessoa potencialmente capaz de fazer mágika, mas que ainda não sabe da existência da mesma.

Arcanum: Um véu místiko criado por magos para proteger suas identidades.

Arete: A extensão da iluminação e vontade mágika de um
mago.

Ascensão: O estado de iluminação desejado por todos os magos.

Avatar: Uma alma, que dizem ser um fragmento dos Puros, que habitavam originalmente a Tellurian. Um Avatar Desperto permite que um mago possa fazer mágikas.

Cabala: Um grupo de magos ligados entre si por lealdade e um
objetivo comum.

Caern: Um Nodo controlado por lobisomens.

Caminho: Um termo genérico para o destino escolhido por um
mago.

Capela: O abrigo de um mago ou de uma cabala. Na Terra, este pode ser uma construção normal ou uma estrutura fortificada e melhorada por meios mágikos. Esses lugares mundanos muitas vezes se encontram sobre Nodos e ligam-se a abrigos na Umbra. As Capelas dos Tecnomantes são chamadas de Constructos, enquanto os Nefandi se referem aos seus abrigos como Labirintos.

Censura: Uma punição leve, comum entre os magos, semelhante à liberdade condicional.

Conselho: Conselho dos Nove: O nome coletivo para as Nove Tradições Místikas e a federação que elas formaram. O equivalente Tecnocrático é a União.

Convenção: Um dos cinco grupos de magos que formam a Tecnocracia e impõem suas políticas. As Convenções são: Iteração X, o Sindicato, os Progenitores, a Nova Ordem Mundial e os Engenheiros do Vácuo.

Custos: Um não-mago que trabalha para uma cabala como um ajudante ou guerreiro. Um custos moderno pode ser qualquer coisa, desde um guarda de aluguel até um membro de gangue ou uma criatura mítica.

Demónios: Seres enigmáticos com intenções ruins ou origem duvidosa.

Desauridos: Um mago totalmente imprevisível que se entregou tão profundamente à mudança eterna que se tornou um mágiko psicótico.

Despertar, O: O momento em que uma pessoa percebe, demente, corpo, coração e alma, a realidade da mágika e o seu verdadeiro destino.

Despertos, Os: Magos Verdadeiros; também pode ser usado para outras criaturas sobrenaturais — licantropos, fantasmas, changelings, múmias e vampiros.

Epifania: Uma revelação mágika comentada pelas Tradições; acredita-se ser derivado de um termo para encantamentos de fadas.

Esfera: Um elemento particular da realidade manipulado pelos magos.

Espírito do Paradoxo: Um espírito criado a partir das crenças coletivas da humanidade. Os Magos que forem descuidados ou azarados com sua mágika na frente de Adormecidos serão perseguidos por esses espíritos.

Foco: Um objeto, ação ou gesto necessário para realizar mágikas. Os Focos variam conforme as crenças, de mago para mago e de paradigma para paradigma. O foco de um Tecnomante é normalmente conhecido como aparato.

Gaia: Um nome comum para a Mãe Terra; também usado por alguns místikos conhecedores da natureza para simbolizar a Terra e sua Umbra Rasa.

Gilgul: A destruição da habilidade do mago de realizarmágikas através da destruição ou remoção do seu Avatar. Este é o mais terrível crime ou punição possível, pois em essência ele tira a alma do mago.

Guerra da Ascensão, A: Um conflito existente entre várias facções de magos, com o futuro da realidade como prêmio. Na verdade, uma série de conflitos que vão desde uma manipulação discreta até níveis absurdos de violência.

Horizonte, O: Uma barreira mágika que separa a Umbra Rasa da Umbra Profunda.

Iniciação: Uma combinação de teste e cerimônia entre as
Tradicões que marca a transição de uma pessoa da condição de
aprendiz para mago.

Mágica: Truques de palco, ilusões, etc. Também se refere à
mágica estática, que trabalha com o movimento da realidade, ao
invés de transformá-la através da força da vontade.

Mágico limitado: Um mortal não-Desperto que usa uma arte
estática para criar pequenas mudanças na realidade. Ver Mágica.

Mágika Coincidente: Mágika feita de tal forma que efetivamente
não pode ser diferenciada de um evento mundano.

Mágika Vulgar: Essa é a mágika do tipo "bola de fogo e relâmpagos,
visíveis para qualquer observador mortal. A mágika vulgar
pega a realidade estática e a arranca pelas raízes.

Mágika Verdadeira: O ato de mudar
dinamicamente a realidade através da forca da vontade,
conhecimento e do Avatar Desperto.

Mago Verdadeiro: Uma pessoa Desperta cujas ações e Crenças afetam drasticamente a realidade a sua volta. Usado normalmente para se referir aos seguidores das Tradições Místikas, esse termo é apropriado para os usuários da Mágika Verdadeira. Também chamados de artífices da vontade, pelo seu comando sobre a realidade através da simples vontade; magi, como jargão arcaico; e místikos, pelo seu comando sobre a mágika.

Marcação: Uma punição que consiste em marcar o Avatar do mago.

Metodologia: Um sub-grupo de uma Convenção Tecnocrática, que se especializa em determinadas funções.

Místiko (a): Tudo o que envolva a força da Mágika Verdadeira.
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 Dicionário de Termos e Sinônimos dos Magos - Mago: A Ascensão Empty Re: Dicionário de Termos e Sinônimos dos Magos - Mago: A Ascensão

Mensagem por Clisthert Dom Jan 10, 2016 3:26 pm

Nefandi: Um mago que segue o Caminho da Decadência, escolhendo as trevas ao invés da luz. Muitos Nefandi trabalham em conjunto com demônios.

Nodo: Um lugar muito místiko. Os Nodos coletam e armazenam Quintessência e, nas suas redondezas, a Película é mais fina. Muitas Capelas, Passagens ou Portais são construídos sobre estes lugares.

Ofício: Quando usado como um título, indica as sociedades místikas que não fazem parte da Guerra da Ascensão. Eles raramente se referem a si mesmos dessa maneira.

Oráculo: Um dos magos lendários que chegou à perfeição místika.

Órfãos: Adormecidos que Despertaram espontaneamente sem a ajuda ou orientação de outros magos. Eles aprenderam as mágikas sozinhos e normalmente são considerados trunfos perigosos.

Os Puros: Os seres primordiais lendários da Tellurian. Muitos magos acreditam que todas as almas sejam pedaços dessas entidades fragmentadas.

Ostracismo: Uma punição que desliga completamente o mago da sociedade das Tradições.

Outros Mundos: Termo coletivo para os reinos além da Película.

Padrão: A composição místika de um objeto, entidade, lugar ou idéia.

Paradoxo: Um estado anormal da realidade causado por um mago que rompeu o movimento da realidade através de suas pró- prias ações mágikas.

Passagem: Uma "ponte" mágika temporária ligando dois lugares. Criada frequentemente em Nodos. Veja Portal.

Película, A: Uma barreira místika entre a Terra e a Umbra Rasa.

Pogrom, O: Uma eliminação sistemática de toda a oposição ("elementos aleatórios") feita pela Tecnocracia.

Portal: Uma Passagem permanente. Os Portais normalmente
são protegidos por espíritos poderosos que exigem que uma tarefa seja concluída ou um problema resolvido antes de permitir uma travessia segura.

Primórdio: A força unificada original que compõe o universo. Todas as coisas fluem dessa energia primordial.

Procedimento: Como os magos da Tecnocracia chamam seus Efeitos mágikos.

Procura: A jornada de um mago orientada pelo seu Avatar em busca da iluminação.

Protocolos, Os: Um código de honra estabelecido pelas Tradi- ções para prevenir abusos de poder. A violação desse código pode ser punida com censura, marcação, ostracismo, morte ou Gilgul.

Quintessência: A matéria-prima da mágika; a substância bruta do universo de forma condensada.

Realidade Dinâmica: A realidade fluida. Ela pode ser alterada rapidamente através de mágika vulgar, vagarosamente através de mágika coincidente, ou gradualmente: através do fluxo normal de eventos globais.

Realidade Estática: O movimento normal da realidade, geralmente guiado pelas ações e crenças da humanidade. A mágika, por sua n a tu re za dinâ m ica , rompe a realidade estática de uma c e r ta fo rm a. Os parâmetros da realidade estática tem se tornado mais restritos nos últim os séculos, devido a um único paradigma global (sistema de crenças) apoiado pela Tecnocracia.

Reino da Sombra: Uma "sombra" Umbrática de um Reino Fragmento.

Reino Fragmento: Um dos nove Reinos que alguns dizem ter sido parte de Gaia em épocas passadas. Eles correspondem mais ou menos aos outros planetas (incluindo Luna) e ás nove Esferas da mágika. Cada um é controlado por um Celestino.

Reinos: Os mundos de realidade "solida" que existem dentro da Tellurian
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 Dicionário de Termos e Sinônimos dos Magos - Mago: A Ascensão Empty Re: Dicionário de Termos e Sinônimos dos Magos - Mago: A Ascensão

Mensagem por Clisthert Dom Jan 10, 2016 3:34 pm

Reinos do Paradoxo: Um pequeno Reino criado por espíritos do Paradoxo para prender um mago e, portanto, prevenir um rompimento maior da realidade.

Reinos Oníricos: Reinos criados a partir de velhos sonhos deixados vivos pêlos Oneira, os Lordes Oníricos. Também conhecidos como Maya.

Ressonância: Os traços místikos que são deixados por ações.

Rotina: Um Efeito mágiko, verdadeiro e testado, passado pelas gerações como uma ferramenta ou arma.

Silêncio: Estado de insanidade causado pelo uso excessivo de mágika.

Simpósio: Um encontro mensal da Tecnocracia, os membros das Convenções se reúnem nesses encontros para discutir questões políticas .

Sorvo: Quintessência armazenada em forma física. Tende a acumular-se em Nodos e toma várias formas, dependendo do ambiente por exemplo, cogumelos em um caern de madeira, água de uma fonte específica ou lixo mágiko em um Nodo urbano.

Talismã: Um objeto que armazena Quintessência e a u t iliz a para criar efeitos mágikos específicos — por exemplo, tapetes mágikos, poços dos desejos ou armas de raios etéreos. Os Talismãs da Tecnocracia são conhecidos como Instrumentos.

Tecnocracia, A: Um grupo inescrupuloso e poderoso de magos que procuram eliminar os elementos perigosos da realidade, tornadoa segura para a humanidade. Sua mágika, baseada em princípios científicos, adapta e molda a realidade moderna — até certo ponto. Este grupo não estará satisfeito enquanto todas as possibilidades não estiverem sob seu controle (ver Pogrom). Também chamada de União Tecnocrática.

Tellurian: A totalidade da realidade.

Tradição: Uma das Nove Tradições Místikas, um Conselho formado no século XV para se opor à Tecnocracia, resistir às mudanças radicais dos Desauridos e lutar contra o mal dos Nefandi. Elas são: a Irmandade de Akasha, o Coro Celestial, o Culto do Êxtase, os Oradores dos Sonhos, os Eutanatos, a Ordem de Hermes, os Filhos do Éter, os Verbena e os Adeptos da Virtualidade.

Trama, A: Uma metáfora para a realidade.

Tribunal: Uma reunião de magos do Conselho para discutir assuntos importantes para as Tradições; normalmente ocorre em épocas de crise.

Trindade Metafísica: A visão do Conselho sobre as três forças da mudança — Estase, Dinamismo e Entropia. Também conhecidas como a Tríade — Weaver, Wyld e Wyrm.

Umbróide: Qualquer ser não-humano que não nasceu ou não foi criado na Terra. Isso inclui tanto os espíritos que vagam pela Umbra quanto os habitantes de outros Reinos.

Umbra: O mundo espiritual (na verdade, um conjunto de mundos) fora do mundo material.

Umbra Profunda: Os aspectos da Umbra encontrados além dos Horizontes, distante da Terra. Os Reinos Fragmento estão espalhados pela Umbra Profunda. E chamada de Universo Profundo pela Tecnocracia.

Umbra Rasa: A parte do mundo espiritual que existe ao redor de cada Reino. Frequentemente usado para descrever a área de Umbra que cerca a Terra.

Vazios, Os: Um grupo de Órfãos que abraçou a decadência pós-moderna e o romantismo Gótico em resposta à falha aparente de ambos. Apesar de frequentemente trabalharem com magos da Tradição, por enquanto, eles não são levados muito a sério.

Wyck: Um nome comum para os magi originais, supostamente descendentes dos Puros.
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 Dicionário de Termos e Sinônimos dos Magos - Mago: A Ascensão Empty Re: Dicionário de Termos e Sinônimos dos Magos - Mago: A Ascensão

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